domingo, 7 de abril de 2013

Festa da Misericórdia e São Dimas 2013

Nos dias 06 e 07 de abril, a comunidade de São Dimas celebrou o 2º Domingo da Páscoa – Domingo da Misericórdia e o seu padroeiro, Sâo Dimas.

O dia de São Dimas, na verdade, é 25 de março, mas a liturgia da Semana Santa se sobrepõe a qualquer outra solenidade, pelo que a celebração do Padroeiro só foi realizada agora, no tempo pascal.

Na Santa Missa da noite de Domingo, o Pe. Claudio salientou a feliz “coincidência” de celebrarmos São Dimas e Jesus Misericordioso no mesmo dia, já que é possível entender melhor a Misericórdia Divina a partir da história de São Dimas.

Jesus, que só fez o bem, foi condenado e contado entre os malfeitores - traído e abandonado, tem dois companheiros de suplício. Um deles zomba: “Se és mesmo o Messias, salva-te a ti mesmo… e a nós”! Às vezes também nós sofremos a tentação de só buscar a Deus por interesse - amá-Lo pelo que Ele pode nos dar, que é o caso do primeiro malfeitor.

Muitas vezes na vida passamos – e passaremos – por tribulações; se nossa fé não for madura, só buscaremos os dons do Criador, não o Senhor.

Dimas, o segundo condenado,  admite os seus graves pecados, e repreende o companheiro. Reconhece e não se furta à ação da justiça: “Quanto a nós, o merecemos”, mas não se acanha em recorrer à misericórdia: “Jesus, lembra-te de mim quando estiveres em Teu Reino”.

Perdemos a oportunidade de recebermos a Graça quando deixamos de olhar a fé que nos anima para ver as falhas e as imperfeições em nossa caminhada. Quando temos o coração contrito, Jesus nos diz: ainda hoje alcançará a minha misericórdia.

Meditemos também na história de Santa Faustina:

Faustina, com pouca escolaridade, sente o chamado vocacional, mas os pais não permitem que seja religiosa, dizem que precisa trabalhar e ajudar no sustento da casa. Mais tarde, trabalhando em casa de família, em Cracóvia, se perde um pouco, deixa de fazer oração, vai para os divertimentos e festas dos jovens. Em um salão de festas, ela vê Jesus, que lhe diz: “até quando terei que ter paciência contigo?”

A partir dessa experiência, Faustina tenta entrar para a vida religiosa, sendo rejeitada por várias congregações, até que consegue entrar em uma, que lhe designa tarefas bem simples: copa, portaria, jardinagem.

Foi esta Freira simples que Jesus escolheu para ser a "Secretária da Misericórdia" - Deus capacita os seus escolhidos! Jesus a transformou pela Misericórdia.

Se Jesus é capaz de transformar um ladrão em um Santo, ele pode fazer o mesmo por nós, basta recorrermos à sua Misericordia.

Olhemos para a Imagem de Jesus Misericordioso: Cristo Vitorioso, Ressuscitado, de cujo lado saem raios vermelhos e brancos, sangue e água , representando o sacrifício redentor  e  a vida eterna (água batismal).

Confira as fotos:

 
;