domingo, 31 de março de 2013

Vigília Pascal (30032013)

Jesus está morto e foi sepultado. Porém, persiste a esperança e a confiança em suas palavras, de que ressuscitaria ao terceiro dia. A Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se do sacrifício da Missa, até que, após a solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entrega às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinquenta dias. Segundo antiquíssima tradição, esta noite deve ser comemorada em honra do Senhor e a Vigília que nela se celebra, em memória da noite santa em que Cristo ressuscitou, deve ser considerada a mãe de todas as santas Vigílias”  (Santo Agostinho).

“Esta é a celebração mais importante na vida do cristão. Nela falam os símbolos da vida: o fogo, a luz, a água, o óleo, o pão e o vinho. A Missa da Vigília Pascal, celebrada em todas as Paróquias, à noite, começa na escuridão, simbolizando a morte. Pouco a pouco, as luzes do templo são acesas. Uma grande vela, o Círio Pascal, é conduzida solenemente ao altar, lembrando a presença do Ressuscitado. Em seguida, as leituras mostram toda a história da salvação. Antes da leitura do Evangelho, acontece o anúncio da Ressurreição de Cristo, através de um canto solene. A seguir é feita a bênção da água, que será usada no Sacramento do Batismo durante todo o ano. A Missa continua, então, em clima de alegria, festa e união.” (Pascom Arquidiocese de Campinas).

Foi bem assim a nossa vigília: em clima de alegria, festa e união. Na homilia, o Pe. Cláudio ressaltou os pontos seguintes, para nossa meditação:

Deus  sempre teve um projeto para nós e nao desiste nunca de nos salvar.

A palavra de Deus quer mostrar que Deus criou todas as coisas cada uma no seu devido tempo. Quando o cenario de perfeição estava pronto, ele os criou, homem e mulher.  Deus criou tudo e viu que tudo era bom.

Deus dá a liberdade, e no mau uso desta, o homem acaba pecando. Mas Deus não desiste. Quer convidar o homem a voltar ao seu projeto. Abrão foi o primeiro a receber este convite, quando nem conhecia a Deus.

Abrao aceitou o convite sem conhecer a Deus, quanta fé! Ele não tinha respostas, mas acreditou. Por ele ter tamanha fé é que Deus fez com ele aliança. Isaque é o filho da aliança. Deus lhe pede o filho, e Abrão nao questiona!

Abrão resguarda a fe de Isaque, não diz o que ia ocorrer. Diz apenas: “Deus Proverá”.

A cruz é a unica escada que leva aos céus. Nos esquecemos disso e queremos uma vida sem sofrimentos.

O povo se esquece da aliança, torna-se escravo, clama  a Deus, que levanta Moises.

Deus nao tarda, ele realiza tudo ao seu tempo. Ele capricha.

Passaremos a pe enxuto nos sofrimentos se colocarmos nossa confiança em Deus.

Novamente o povo cai em pecado. Reclamava e tinha saudades do egito!

Plenitude da Perfeição: em Cristo, o Novo Adão. Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem.

O sepulcro esta vazio, Ele ressuscitou! - Anunciemos a boa nova - temos essa missão, de anunciar o amor, o perdão, a justiça, a pessoa de Jesus , enfim.

Vamos conferir as fotos?

 
;